segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Expresso Melodia





É um projeto itinerante que visa levar a música nova produzida em Minas para cidadezinhas do interior, num raio mais ou menos de 100 km de Belo Horizonte, através de um caminhão baú que se transforma em palco por onde passa. É interessante avaliar como cada cidade recebe diferentemente os músicos do projeto Expresso Melodia.

Algumas cidades não têm nenhum conceito cultural e muitos prefeitos não se filiam à idéia de levar a música as suas cidades. Já em outras, a cultura é mais aplicada e conseqüentemente os músicos são muitos bem acolhidos, e com um programa de divulgação muito mais eficaz.

Isso mostra como o público brasileiro ainda é persuadido pelas comunicações de massa das TV’s, e de rádios que vivem de jabás. Entretanto, simultaneamente a esse processo, existem pessoas no interior interessadas em conhecer novidades que não sejam cantores sertanejos ou qualquer outro que apareça na televisão.

Há uma disparidade de vivência cultural muito grande em cidades tão próximas, tal fato se deve aos ideais das pessoas que lá vivem. Pode-se fazer uma análise pelo ângulo de que quando a cultura é incentivada pelos governos municipal e estadual e federal, em geral criam um público mais receptivo e aberto às novidades produzidas por outras regiões. Essa prática só tem saldos positivos, visto que, quando a população assiste os novos projetos culturais, ela cresce mais aberta e disposta a conhecer o diferente, ela tende a restaurar a sua cultura local, além de tornar-se agente criador, e logo “recriador” e “reciclador” de sua própria cultura.

Eu participei do Expresso Melodia pelas cidades Rio Manso e Bonfim no dia 12 e 13 de outubro, com meu próprio show, baseado no repertório que escolho pro meu próximo disco que lançarei o ano que vem. Lá dividi o palco com Rafael Macedo. Agora nesse final de semana 27 e 28 de outubro cantarei dividirei o palco com Pablo Castro, pelo mesmo projeto nas cidades Cruscilândia e Itatiaiuçu.

8 comentários:

Unknown disse...

O canto da Leo é colírio pra alma!

Gentileza com os sentidos!

Quem ainda não teve o privilégio de "ouver" eu sugiro que o faça logo,e sempre.

Obrigada,Leo.

Lindas fotos! Salve Bruno.

Thiago Moreira disse...

muito boa a iniciativa. não podemos nos acomodar a espera de atitudes do estado que sabemos que nao vem facilmente.

Leopoldina disse...

Valeu Luiza, obrigada pelo carinho!!

Leopoldina disse...

Pois é tom, nós é que temos que arregaçar as mangas e garantir o nosso espaço. Bj grande

Unknown disse...

Muito legal hein!!!
Acho um meio bastante interessante este do interior. Penso as vezes até ser melhor do que os grandes centros! Nas capitais têm muita coisa acontecendo, muita gente, então os impactos não são os mesmos..... vc chega com um caminhão, com um tanto de coisa acontecendo, mexe com as vidas das pessoas nas cidades pequenas!
Acho muito bacana!
Parabéns pelo projeto!
Bom pro povo que assiste vc!
bjs....

Anônimo disse...

esses 100km de alcance do projeto bem que podiam se alongar até Salvador/BA ;)

beijão Leo!!!

Raphiro disse...

Oi Leopoldina, tudo bem? Acabei de conhecer teu blog e adorei teus textos e pontos de vista em relação à música. Tanto que gostaria de ter enviar um EP da banda que faço parte. =)
Vc teria interesse em recebê-lo? Se sim, manda um e-mail dizendo pra onde eu deveria mandá-lo pra raphael.pinteiro@gmail.com

Ah, e se quiser já ouvir alguma coisa entra no nosso myspace: www.myspace.com/sitionuda

sugestões de músicas pra começar ouvindo: "Duns" e "Deus, às estéticas".

Abração e parabéns!

Felipe Andre disse...

Oi Leopoldina. Tudo bom?
Obrigado pela visita e pelo comments
no blog do Ministerio.
Fico feliz que tenha gostado. Vindo de
uma pessoa com tanto talento que nem vc.
Inspira.
Conheci seu blog e o myspace. Ambos nao tem
um contato de email.
Enfim, apesar de seu blog estar parado, deixo
aqui meu agradecimento e meus votos de muito
sucesso pra vc. Abraços!