quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Ná Ozzetti

Ná Ozzetti no Festival de Inverno da UFMG -Diamantina

A voz como instrumento de expressão

No festival de inverno da UFMG em Diamantina, Ná Ozetti, ministrou aulas de canto, que passavam por conceitos permeados pela busca da naturalidade do canto. Aquele que vem da palavra. A partir dela a música, adormecida em nossas entranhas, ganha ar, forma, altura.
Por essa premissa Ná Ozetti desenvolveu em nós a capacidade da voz ser instrumento de expressão.

Abordou a visão do auto-conhecimento, a pesquisa dos movimentos dos músculos internos e a prática de seu domínio, nos levou a entender que havia um paradoxo entre dominar a musculatura e aceitar o canto que saía de dentro de nós, sem alterar a sua naturalidade. Era um dos exercício que exigiam muita concentração.

Em suas aulas durante a semana, cada vez mais, se propagava o entendimento de como o exercício da disciplina de movimentar músculos internos exigia a nossa abstração. “ como mexer nos músculos internos??”.

A arte de cantar depende do domínio da musculatura e ao mesmo tempo de saber o que a música quer naquele momento.

Deixar o som predominar e encontrar os seus espaços entre as vísceras, dessa forma a laringe se alivia e a música sai com naturalidade e percorre todos os espaços vazios existentes em nosso corpo.
Ná Ozzetti deu uma das melhores aulas de canto que eu já tive, tudo através da naturalidade dos movimentos dos músculos, do som e da palavra.

4 comentários:

marcelo disse...

Olá!

Então, ontem eu até fui no encontro do PDM e tal, achei muito bacana.
Assustei quando vi seu comentário no blog da P.U.T.A., porq nem havia comentado com ninguém do PDM sobre isso, apenas sobre o Meio Desligado. Hahaha, tava esperando me conhecerem melhor para ninguém ter uma idéia errada do que é a P.U.T.A....

acabei de enviar o email para entrar no grupo, acho q agora tenho q esperar pelo administrador me aceitar.

ah, legal vc já ter adicionado o link para o Meio Desligado, mas o endereço está errado: é www.meiodesligado.com, não tem o "blogspot" antes do ".com".
apesar de eu tbm usar o blogspot, o blog tem um domínio próprio.

acho que é isso.
mal posso esperar para ver as ações do coletivo tomando forma!

marcelo disse...

gostei da idéia da oficina, animo demais!

só depende da disponibilidade e interesse do pessoal.
se bem que não teria problema em dar uns toques para um grupinho de cada vez, talvez até rendesse mais.

mas é isso aí, temos que colocar a coisa para andar!

abraços!

Luiz Antônio Navarro disse...

música orgânica!

Unknown disse...

Onde está você? Saiba que sua presença faz falta em nossas reuniões. bjs